sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Nogat D’aim

Esta receita  foi me dada pela minha colega Isabel, para ela um Muito OBRIGADO, pois também tive direito a provar e é delicioso.

Ingredientes:
(chávena com capacidade de 230ml)

1 chávena de amêndoas inteiras com casca
1 chávena de manteiga
1 chávena de açúcar
1 colher de chá de essencia de baunilha
1 pitada de sal
1 chávena de chocolate picado (de leite ou negro)
1/2 chávena de miolo de noz moído

Preparação:
Num tapete de silicone, ou sobre papel vegetal, disponha as amêndoas (ou nozes). Reserve.
Leve ao lume um tacho com a manteiga, açúcar, sal e a essência de baunilha e deixe cozinhar até obter uma espécie de molho de caramelo, com uma cor dourada.
Cuidadosamente disponha este caramelo sobre as amêndoas cobrindo-as bem. Deixe arrefecer até a mistura ficar dura. (Ficará com uma espécie de nougat)
Derreta depois o chocolate, em banho maria ou no microondas, mas com cuidado para não queimar.
Coloque o chocolate sobre a mistura de amêndoas e caramelo, espanhando bem com a ajuda de uma espátula e cobrindo toda a superfície. Polvilhe com as nozes moídas enquanto o chocolate está mole e leve ao frigorífico até endurecer completamente.
Com a ajuda de uma faca corte em "fatias". Guarde num recipiente hermético, ou bem envolvido em película aderente.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Bolos e Recheios e Coberturas

Bata muito bem 300g de açúcar em pó Sidul com 150g de manteiga amolecida. Misture 5 gemas e incorpore 5 claras em castelo. Junte o sabor seleccionado *. Por fim, adicione 300g farinha com fermento. Coloque dentro da forma (ou tabuleiro) previamente untada e polvilhada com farinha. Leve a cozer a 180ºC. Desenforme e deixe arrefecer totalmente.
*Sabores:
Baunilha: 1 colher de café de essência de baunilha.
Chocolate: 2 colheres de sopa de chocolate em pó, dissolvido numa colher de sopa de leite.
Limão: Sumo e/ou raspa de 1 limão.
Amêndoa: 1 colher de café de essência de amêndoa e 3 colheres de sopa de amêndoa ralada.


 Creme de manteiga (para cerca de 500g de creme):
 Misture 125g de manteiga amolecida com 1 colher de sopa de leite*. Adicione aos poucos 375g de açúcar em pó Sidul peneirado, até ficar complemente incorporado. O creme deve ficar com uma textura fina e cremosa.
Guarde numa caixa hermética até à hora de o utilizar.
Partindo da receita do creme de manteiga, poderá fazer outros recheios*:
  • Creme de chocolate: misturar o leite com 2 colheres de sopa de cacau em pó.
  • Creme de baunilha: Juntar 1 colher de café de essência de baunilha ao leite.
  • Creme de limão: Substituir o leite por uma colher de sopa de sumo de limão.
  • Creme de café: Misture o leite com 1 colher de sopa de café instantâneo até obter pasta e junte ao creme de manteiga.
 Glace Real
Bata 2 claras em espuma, junte 1 colher de sopa de sumo de limão e 450g de açúcar em pó Sidul aos poucos. Continue a bater até obter uma mistura espessa, lisa e brilhante.
Se quiser aromatizar ou colorir o glace, basta adicionar algumas gotas de essência e/ou corante alimentar. Depois deve aplicar no bolo com a ajuda de uma espátula.

O glace solidifica rapidamente, se quiser utilizar outros enfeites, deve fazê-lo de imediato, após ter colocado o glace. Também pode ser usado como cola de açúcar na decoração.

Para fazer desenhos, letras ou contornos, deverá fazer (usando um pouco de papel vegetal) um cartuxo, tipo cartuxo de castanhas, recortar a ponta do bico, encher com glace até meio, fechar a parte maior e usar. Quanto maior for o buraco mais glace vai sair.

Atenção: O glace deve ser tapado com um pano húmido. E se sobrar guarde dentro de um saco plástico no frigorífico.


 Fondant
Leve ao lume 2.5dl de água, 15 gotas de sumo de limão e 500g de açúcar em pó Sidul e deixe ferver até atingir o ponto assoprado. Limpe a espuma que se forma à superfície. Retire do lume e deite a calda sobre a pedra da mesa completamente limpa e seca. Trabalhe-a com uma espátula, em movimentos de vai-vem, até ficar branca e pastosa.

Caso não precise de usar logo o fondant, deverá guardá-lo em caixa hermética e conservar no frigorífico.

Na altura de aplicar, derreta o fondant em banho-maria (o fondant não deve aquecer mais do que os 35/40ºC). Se continuar rijo, adicione um pouco de calda de açúcar (ponto pasta) e uma clara de ovo. Espalhe sobre o bolo.

Se quiser aromatizar o fondant deverá adicionar um destes ingredientes: chocolate em pó, baunilha, café solúvel, xarope de Groselha, xarope de menta, quando colocar a derreter.

Os bolos decorados com fondant devem ser colocados sobre uma rede durante a aplicação. Esta rede deverá estar sobre uma folha de papel vegetal para que possa aproveitar novamente o fondant que escorrer.

 Pasta de açúcar (625g de pasta de açúcar, bolo médio)
Misture 1 clara com 4 colheres de sopa de xarope de milho morno. Adicione aos poucos 625g de açúcar em pó Sidul peneirado e vá mexendo até espessar. Deite o preparado sobre a bancada previamente polvilhada com açúcar em pó Sidul e amasse até obter uma pasta lisa e maleável. Se ficar seca e quebradiça junte-lhe um pouco de óleo de amendoim e volte a amassar.
Para colorir a pasta deve adicionar aos poucos, e com a ajuda de uma palito, um corante alimentar. Amasse e vá juntando mais corante até obter a cor desejada. Use luvas de plástico para não tingir as mãos.
Quando tiver a cor desejada, estique a massa com o rolo e coloque no bolo. O bolo deve estar previamente barrado com o creme de manteiga (para ajudar a fixar a pasta).

Atenção, se não precisar de usar logo a pasta, deve colocá-la dentro de um saco de plástico para não secar.
 Massapão


Se quiser cobrir o bolo com a massapão, deve esticar com o rolo da massa e aplicar sobre o bolo previamente barrado com creme de manteiga. Para fazer bonecos, basta moldá-los e com a ajuda de um palito (ou de esparguete cru) prenda-os ao bolo.

Misture 750g de açúcar em pó Sidul e 125g amêndoa em pó. Adicione 4 colheres de sopa de xarope de milho, 4 colheres de chá de sumo de limão, 3 colheres de chá de licor de amêndoa amarga e 1 colher de chá de óleo de girassol. Amasse tudo muito bem até obter uma massa homogénea.
Para dar cor deve adicionar algumas gotas de corante alimentar.
Deixe secar durante 3 horas.

 Cobertura de Chocolate Leve a lume brando 1 chávena de açúcar fino Sidul, ¾ de chávena de chocolate em pó, 2 colheres de sopa de manteiga e 2 chávenas de leite. Deixe ferver um pouco. Cubra o bolo e deixe secar.

 Merengue
Bata 5 claras com uma pitada de sal até fazer espuma. Sem deixar de bater, junte 250g de açúcar em pó Sidul. O merengue fica pronto quando as claras estiverem bem firmes. Pode levar ao forno e fazer suspiros ou então pode usar directamente como cobertura de um bolo. Pode polvilhar com pepitas coloridas ou de chocolate para criar um efeito muito animado.


 Chantilly
Bata 200ml de natas frescas com 30g de açúcar em pó Sidul.


 Leite Condensado
Leve ao lume 1 lata de leite condensado e uma colher de chá de manteiga. Deixe ferver e atingir o ponto de estrada fraco. Retire do lume e verta sobre o bolo, espalhando com a ajuda de uma espátula. Pode decorar com drageias coloridas e amêndoas de chocolate.

Bolachinhas de Natal

Ingredientes:
900gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
200gr de margarina em temperatura ambiente
450gr de açúcar
2 ovos
2 colheres de chá de extracto de baunilha ou sumo de limão

Cobertura (Opcional):

2 claras
900Gr de açúcar em pó
corante alimentar nas cores que desejarem

Preparação:

Com a batedeira electrica, misture a margarina e o açúcar até ficar uma misture fofo. Junte então os ovos um a um.
Peneire a farinha com o sal e o fermento, e, lentamente e com a batedeira em velocidade baixa, vá juntando à mistura dos ovos. Junte também o extracto de baunilha ou o sumo de limão.
Com a massa forme uma bola, embrulhe-a em película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
Estenda a massa com o rolo e corte as bolachinas com as formas que quiser. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao frigorífico mais 15 minutos.
Tire do frigorífico e coloque em forno pré aquecido a 170ºC, durante cerca de 10 minutos, só até as pontas começarem a ficar douradas.
Retire e deixe arrefer as bolachinhas sobre uma rede.

Para a cobertura, bata as claras mas de modo a que não fiquem muito presas. Junte o açúcar em pó e mexa. Divida em taças e junte o corante até formar as cores que quiser.
Com um saco de pasteleiro ou uma colher de café ou chá, cubra as bolachinhas com a cobertura. Antes de aplicar outra cor, deixe secar ligeiramente a primeira.
Dê largas à imaginação!

(Atenção que a cobertura demora algumas horas a secar por completo. O ideal é apenas guardar as
bolachinhas num recipinete fechado depois de secarem de um dia para o outro!)

sábado, 4 de dezembro de 2010

Tarte de Amêndoa

Para a base:
200g farinha
150g açúcar
125g margarina de girassol (pode cortar um bocadinho)
1 ovo

Para o creme:
150g de amêndoas palitadas ou laminadas
125g margarina de girassol
125g açúcar
4 colheres de sopa de leite

Junta-se o ovo inteiro com o açúcar e mexe-se até formar uma mistura esbranquiçada, junte a farinha. Derreta a margarina e junte. Barre a forma, coloque a massa e pique com um garfo para não crescer.
Leva-se ao forno até ficar loirinha.

Num tacho, ao lume, junta-se as amêndoas, a margarina, o açúcar e o leite até formarem um creme homogeneo.Deita-se este creme por cima da massa e vai ao forno novamente.

 

Tiramisú de Chocolate

Para o bolo:110 gr de açúcar
 4 ovos
85 gr de farinha
 30 gr de cacau em pó
50 gr de manteiga

Para o creme:
 500 gr de Queijo Mascarpone
70 gr de açúcar
2 gemas
 1 copo (100 mL) de vinho branco italiano: Vinho Vin Santo ou Vinho Marsala
3/4 shots de café forte
 3/4 shots de Licor Tia Maria
 1 tablete (110 gr) de chocolate branco (usei 100 gr de chocolate branco Milka)


Preparação

Para o bolo: - Bater o açúcar e os ovos.- Peneirar a farinha e o cacau em pó.- Derreter a manteiga.- Juntar ao preparado a farinha/cacau peneirados e a manteiga derretida e envolver com uma espátula.- Colocar a massa num tabuleiro (com 1cm de altura) untado e levar ao forno 10 min a 180ºC. (eu usei um tabuleiro rectangular e fui controlando a cozedura, não vi o tempo que esteve no forno).Para o creme:- Bater o queijo mascarpone com o açúcar e as gemas.- Adicionar um copo de vinho. (como não tinha nenhum destes vinhos, usei o whisky que costumo utilizar no Tiramisú tradicional e fui pondo e provando para ir controlando o sabor).

Depois do bolo cozido, colocar no fundo de um pirex. Deitar por cima o café forte e o licor (só pus café). Verter o chocolate branco derretido por cima e espalhar. Colocar o creme feito anteriormente e levar ao frigorífico. Na altura de servir, polvilhar com cacau em pó e enfeitar com raspas de chocolate preto.

Natas do céu

Comecem por fazer os ovos moles:
6 gemas ( aproveitem duas claras)
6 colheres de sopa de açucar
6 colheres de sopa de água
Misturar ligeiramente os ovos com o açucar e a água, levar ao lume muito brando mexendo SEMPRE, até engrossar, demora uns dois minutos.Não deixem engrossar demasiado porque depois de arrefecer tb ficam mais espessos. Deixar arrefecer. Fácil , não?

Agora para as natas:
Ralem um pacote de bolacha maria e reservem.( Eu ponho as bolachas na 123 e já está)
Batem as claras em castelo e reservem.
Batem dois pacotes de natas´com a batedeira até espssarem com seis colheres de açucar.( as mais gulosas podem provar e se quiserem podem por mais açucar).
Quando estiverem batidas juntem as claras e misturem.

Depois no tal pirex ponho bolacha ralada no fundo, outra camada de natas, outra de bolacha etermino com mais natas.Depois levo aí umas duas a tres hora ao congelador e só ai barro com os ovos moles por cima.Depois vai para o frigorifico até à hora de servir.Normalmente faço de véspera.

Doce rápido

06 ovos
250 grs açucar
1 chávena mal cheia de leite
amendoa ralada ou canela qb

Mexem-se as gemas com o açucar.
Junta-se depois o leite e vai ao lume, mexendo sempre até engrossar.
Tira-se do lume e deixa-se arrefecer.
Junta-se as claras bem batidas em castelo duro e polvilha-se com canela ou com amendoa ralada

Scones

225 g farinha com fermento
40 g açúcar
6 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
sal fino (se a manteiga tiver sal, não é necessário)

Numa tigela grande, colocar a farinha. Em cima do monte de farinha, colocar os outros ingredientes e amassar ligeiramente (não amassar demasiado, é só preciso ligar os ingredientes numa espécie de crumble). Fazer bolinhas de massa e colocar num tabuleiro anti-aderente (untar com manteiga se não for anti-aderente). Pincelar com gema de ovo e levar ao forno pré-aquecido nos 180º durante cerca de 25 minutos ou até ficarem douradinhos. Obrigatório comer pelo menos 2: um com manteiga, outro com compota!